sábado, 4 de janeiro de 2014

Será que são os meus olhos azuis?

Devo estar fazendo algo certo ou será que são meus olhos azuis? Nas últimas 48 horas comecei a receber diversas mensagens de pessoas em todo o mundo. São velejadores solitários, construtores, engenheiros e arquitetos navais, dentre outros. Cada um contribuindo informações ou experiência. Fiquei impressionado com a camaradagem! Entre eles Robert (Bob) Perry, reconhecido mundialmente por construir barcos de competição, com diversos prêmios.

O alerta de alguns é bastante alto e claro: não entre neste projeto se você não tiver a energia e recursos para leva-lo até o final, caso contrário perderá tempo, dinheiro e se frustrará imensamente no caminho. Bem, com todo o respeito, estas pessoas não tem a menor idéia da quantidade de energia que coloco nos meus projetos, como mobilizo recursos e, especialmente, como consigo reunir pessoas boas ao meu redor para me ajudar. É bem possível que eu consiga fazer o que pretendo gastando menos e em menos tempo do que esperado, mas para isso eu primeiro preciso entender todas as partes do problema. Um passo de cada vez.

São dois os assuntos recorrentes até o momento: tamanho do barco e material. Os custos de construção sobem exponencialmente com o tamanho do barco, portanto é necessário encontrar um projeto que seja bem resolvido, eficiente e seguro.

A minha maior preocupação é um pouco anterior e está relacionada com o tamanho máximo que um barco pode ser manobrado/velejado sozinho e em segurança. As respostas variam bastante, e para a minha surpresa recebi uma reportagem sobre um senhor de 76 anos que está velejando sozinho um veleiro de 63 pés! Vejam só: http://www.sailfeed.com/2013/12/stanley-paris-his-geriatric-circumnavigation/ e http://stanleyparis.com/ Bem, um veleiro deste tamanho e com os recursos que ele embarcou estão completamente fora de cogitação, mas serve de exemplo para provar que não há limites claros de idade e tamanho para velejar sozinho.

Para limitar a minha busca por projetos, resolvi, depois de trocar muitas mensagens, que devo limitar o tamanho para o intervalo 35-50 pés. Por quê? Diferentes projetos possuem diferentes soluções. Um pode ser menor, mas ter o espaço interno melhor resolvido que outro maior. A regra é manter o tamanho menor possível, sem perda de eficiência, segurança e conforto.

Depois de limitar o tamanho, o próximo passo e resolver o material de construção. Eu estava (e ainda estou) decidido pelo aço pelos motivos que já apresentei. Mas tenho recebido tantas mensagens sobre a construção em alumínio que estou avaliando um pouco melhor.

Por hoje é isso. Estou morto, pois velejei a tarde toda. Ventou muito, por volta de 20 nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário